GTP Arquivo Histórico

É com muito prazer que nós do DA PUC Minas Betim com apoio do DA UFMG e CA UNA entregamos ao MEBio parte do material Arquivo Histórico da ENEBio. Neste breve texto tentamos resgatar e sintetizar parte da nossa história, que se confunde com a do Brasil, baseado nas diversas pastas garimpadas no DA UFMG, já que esse DA foi responsável em 1991 pelo Centro Histórico do Movimento Estudantil da Biologia.
Esse GTP foi assumido em 2007 no ENEB Viçosa, por quatro escolas PUC Minas – Betim, PUC Minas – Coração Eucarístico, UFMG e UNA. Porém durante os trabalhos as três últimas universidades tiveram problemas de organização e passaram a apoiar os trabalhos, principalmente as duas últimas. Em Betim, foi construída uma equipe de 14 estudantes, que se interessaram pelo tema e contribuíram efetivamente para esse atual trabalhos.
O material da UFMG foi organizado nos seus respectivos anos em pastas identificadas.
Outra fonte de informações existente foi o material repassado pelo CA UFV, que era até 2007 a sede do GTP. Cada estudante se responsabilizou por ler um ou dois anos da nossa história, que estavam separados nas pastas. Após a leitura foram realizadas reuniões para repasses e posterior digitalização do material.
Sabemos que ainda é muito pouco o que fizemos para tanta informação, discussões e luta. Ainda há muito material sobre CONEBio e EREB-SE, mas é uma contribuição muito bem vinda para valorizarmos mais nossa história e evitar erros passados, algo que diagnosticamos durante a leitura do material.
Esperamos que esse material sirva de estímulo para que os CA ́s e DA ́s organizem seu material e leiam a sua história, que com certeza tem muito a revelar e a contribuir com o MEBio. Que a ENEBio possa realmente caminhar com passos firmes, para o futuro de tantas incertezas.
Desejamos a todos (as) uma ótima leitura...
Moisés Borges de Oliveira
GTP Arquivo Histórico - ENEBio

Um comentário:

Anônimo disse...

Galera, vcs têm que divulgar esse blog mais, que ele é super massa, pô, muito bem organizado e com material muito bom! Podia divulgar ele pelo menos na lista nacional e no site da ENEBio que vai rolar. Estão de parabéns! Aliás, que escola é responsável pelo blog?