SSAMPA – Sugestões e Soluções para a Articulação do Movimento Paulista

Todos os anos, o Movimento Estudantil da Biologia (M.E.Bio) realiza o ENEB (Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia), que tem como proposta inicial articular o movimento de área no país. Para que a mobilização ocorresse de forma mais efetiva, existiam (e ainda existem) as Articulações Regionais (ARs), ou seja, grupos próprios de cada região. Em 2004, no ENEB/RJ, percebendo que a AR Sudeste não estava funcionando direito por conta do excesso de escolas na
região, ela foi dividida em duas (AR1 para São Paulo e AR2 para os demais).

É da AR Sudeste 1 (Coletivo Paulista) que surge a proposta do SSAMPA para uma melhor articulação local. Assim, através de uma lista na internet e de encontros periódicos, seria mais fácil estabelecer uma comunicação e articular ações coordenadas.

Ainda assim, as reuniões pareciam não trazer muito resultado, e mesmo a lista estava com pouca atividade. Em 2007, o movimento estudantil em São Paulo foi surpreendido com alguns decretos do governador José Serra que feriam diretamente o ensino público como um todo (de forma semelhante ao projeto de reforma universitária do presidente Lula), e de repente, percebemos que esta articulação não estava funcionando bem – justo quando mais precisávamos dela!

Isso fez com que, no ENEB/MG, realizado em 2007 justamente com a proposta de reorganizar
o movimento estudantil da biologia, as escolas da região Sudeste presentes no encontro sentassem pra avaliar a situação, e então marcamos uma próxima reunião que rediscutiria o funcionamento e as metas do Coletivo em relação ao movimento de área e à própria Articulação Regional.

Este encontro foi realizado em São Carlos (UFSCAR), no início de setembro. Além de algumas questões práticas do Coletivo que já puderam ser encaminhadas, tratamos de nosso principal problema: falta de objetivos claros. Assim, depois de muita conversa, lecantamos os seguintes pontos:

• Ajudar na mobilização de bases

Não adianta representarmos um grupo que não se faz representar e mal conhece os
problemas por que passa. Por isso, pretendemos levar mais informações aos estudantes e fazêlos perceber que estamos todos inseridos no contexto de lutas do movimento estudantil.

• Levantar bandeiras de lutas concretas e fomentar debates relativos a elas

Sabendo quais são nossos problemas em comum, poderemos lutar de forma coordenada
e, com mais força, ter mais ganhos. Ainda, com um Coletivo bem organizado, até mesmo os
problemas específicos de um local ou escola poderão ter apoio de um grupo maior para
conseguirmos uma melhor solução.

• Facilitar a ida aos encontros

Embora a comunicação pela internet funcione, algumas coisas devem ser determinadas
nos encontros, com as pessoas presentes. Ali temos melhor estrutura para os debates,
possibilidade de trazer participações de outros movimentos e melhor espaço de deliberação.

Como estamos distribuídos por todo o estado, os encontros são realizados em lugares diferentes a cada vez, e isso custa dinheiro para o transporte, a organização, etc. Por conta disso, propomos a realização de alguns projetos que arrecadem dinheiro para facilitar a realização destes encontros, aumentando a participação das pessoas.

Vale lembrar que o Coletivo está em constante construção, e que novos objetivos podem
surgir em algum momento. Pra que isso dê certo, precisamos de uma participação cada vez maior dos estudantes de biologia da região, então, contamos com vocês também.

UNESP - Rio Claro

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá gostaria de fazer parte do grupo de email do ssampa seria possível vcs me incluírem !!

Agradecidamente
Lorena Gebara / Kiu - Bio
Graduanda em Ciências Biológicas
ESALQ - USP